História 18
NO FOLCLORE TRADICIONAL, O SACI É UM TRAQUINAS! SOME COM OBJETOS, AZEDA O LEITE, QUEBRA PONTA DE AGULHAS; MAS O SACI INDÍGENA...
 

O Kamba’i ou Jaxi Jatere, como é chamado o saci na língua guarani, não é um traquinas como se conhece no folclore tradicional. A surpresa que traz o livro Ajuda do Saci, do indígena Olívio Jekupé, com ilustrações de Rodrigo Abrahim, é a de um saci protetor dos animais e da floresta. Comportado e comprometido com a natureza, chega a ajudar um pequeno kunumi que sofreu um acidente na cidade grande.
O Kamba’i é uma personagem indígena que vive na floresta e usa um colar que lhe dá poderes. “Ele não gosta de ver ninguém destruindo a natureza, por isso, ao entrar na mata, é preciso pedir autorização a ele citando seu nome: Kamba’i”, avisa Olívio.
Lançamento bilíngüe da Editora DCL – Difusão Cultural do Livro, Ajuda do Saci conta a história de Vera, um indiozinho que deseja estudar na cidade e ter o conhecimento dos não-índios. Depois de superar as dificuldades de adaptação ao novo ambiente e vencer preconceitos, tudo parecia estar resolvido; até que Vera é atropelado por um carro e fica paraplégico.
Olívio sempre achou que o índio deveria estudar e reflete sobre isso desde os anos 1980, quando era raro escolas em aldeias. “Foi assim, observando o passado difícil e lembrando de alguns índios que conheci, que se mudaram para a cidade afim de estudar, que escrevi a história desse indiozinho obstinado, o Vera”, conta o autor.
Dos anos 1980 para cá, muita coisa mudou e hoje o índio está mais inserido na cultura dos não-índios. A idéia de escrever esse livro em português e em guarani vem ao encontro dessa mudança e é para ser lido por leitores indígenas e não-indígenas. As crianças da aldeia aprendem desde cedo a falar guarani e as crianças não-indígenas poderão ter, pela primeira vez, o contato com a língua escrita.
As ilustrações de Rodrigo Abrahim, em aquarela, cabem tão bem ao enredo do livro quanto a ajuda que o saci dá ao pequeno índio.
 

Olívio Jekupé - "olivio jekupé jekupé" oliviojekupe@yahoo.com.br

O autor Olívio Jekupé é do Paraná. Estudou Filosofia e é presidente da Associação Nhe’ e Porá, na Aldeia Krukutu, em São Paulo, onde mora com sua família. Autor de livros infantis e juvenis, viaja pelo Brasil e exterior divulgando a cultura guarani.
O ilustrador Rodrigo Abrahim é de Manaus. Estudou Desenho Industrial em 2003, desde então vem se aprimorando, principalmente, na ilustração de livros infantis e juvenis e na arte de contar e desenvolver histórias.
DCL. Ótima escolha. Ótima leitura.
 

<< voltar